quarta-feira, 14 de julho de 2010

Harmonia de cores

Tons de cores
Os tons de cores variam do mais claro para o mais escuro, mas sempre dentro da mesma cor. Obter uma harmonia subtil entre os tons de cores é um trabalho complicado. Uma forma de chegar a esta subtileza é ter presente o círculo cromático para ver quais são as cores verdadeiras.
Decoração de Interiores. Harmonia de coresContrastes
Quando duas cores de famílias diferentes se opõem (verde e vermelho, laranja e azul, roxo e amarelo), falamos de “contraste”. Mas o “contraste” é possível de se dominar, ou seja, é possível combinar “contrastes” que até ficam bastante bem, pois realça qualquer decoração.
Equilíbrio
Consiste em combinar cores de famílias diferentes com precisão e acerto. O equilíbrio ideal são três cores repartidas pela habitação nas seguintes quantidades: 80% da superfície da cor dominante, 15% da segunda e apenas 5% da terceira.
Volumes e cores
As cores influenciam de uma maneira importante a percepção das coisas. Graças a elas, podemos realçar a qualidade de uma habitação, ou por outro lado, realçar os seus defeitos. Vamos mostrar-te alguns exemplos: Para baixar a altura do tecto, devemos pintar ele de uma cor escura, que dará a impressão de estar perto ao chão. Para corrigir perspectivas, podemos pintar uma linha na parede de uma certa cor, e repetir isso em todas as paredes da divisória. Isto te permitirá captar a atenção e influencia a percepção da casa.
Outra forma de conseguir uma harmonia correcta de cores é pelos complementos e acessórios de decoração. Os tecidos, por exemplo, são um dos elementos de decoração que adicionam cor facilmente ao sítio: cortinas, almofadas, toalhas, tecidos de móveis… Podemos mudar as cores segundo as estações.
Os acessórios de decoração também podem ajudar-te. Velas perfumadas, grinaldas, quadros e molduras… Actualmente podes encontrar acessórios de decoração muito variados, para todos os gostos, de todas as cores e para qualquer estilo de decoração. Sem esquecermo-nos das flores. As flores frescas dão um toque de cor e de alegria à decoração. Um ramo sobre uma mesa, uma coroa de flores pendurada por cima de uma lareira ou no centro de uma mesa…

Nenhum comentário:

Postar um comentário